Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Pesquisadores da Ictiofauna têm artigo publicado no livro Amazon Basin: Plant Life, WildLife and Environment

Pesquisadores do Piatam acabam ter um artigo publicado pela NovaPublisher, uma das editoras científicas mais influentes do mundo. O trabalho, intitulado Factors Determining Fish Species Diversity in Amazonian Floodplain Lakes (Fatores determinantes da diversidade das espécies de peixes em lagos de várzea da Amazônia) é um dos nove capítulos do livro Amazon Basin: Plant Life, WildLife and Environment(Amazônia: Plantas, Animais e Meio Ambiente), que apresenta uma visão geral sobre a Amazônia, abordando a fauna, a flora e também questões sociais como os desafios e as oportunidades da indústria do ecoturismo na região.

A publicação do artigo foi fruto de um convite, dos editores da Nova Publisher, ao coordenador do Piatam V, professor Carlos Edwar Freitas. “Cientistas das mais importantes instituições do mundo como Harvard, Yale, Princeton, Berkeley e MIT já publicaram trabalhos pela Nova Publisher, Por isso, consideramos o convite um reconhecimento da maturidade e da qualidade das pesquisas que o grupo de Ictiofauna alcançou nesses dez anos do Piatam”, comenta Freitas.

O trabalho, escrito por Carlos Edwar Freitas , Flávia K. Siqueira-Souza , Káren Prado, Kedma Yamamoto e Lawrence E. Hurd , expõe os fatores que determinam a diversidade de peixes existente nos lagos de várzea da Amazônia, basicamente: a disponibilidade de habitats, a produtividade e a transparência da água, pré-determinados em função da história geológica da bacia amazônica, e das interações bióticas, principalmente predação e competição.

Mais informações sobre o livro no site da www.novapublisher.com

Por Isabela Castro, 02/06/2010



AltSoluções Interativas